Racionalismo: A palavra racionalismo deriva do latim ratio, que significa razão. O termo
designa a doutrina que deposita total e exclusiva confiança na razão humana
como instrumento capaz de conhecer a verdade. Para Descartes “nunca nos devemos
deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão”. Os racionalistas afirmam que a experiência sensorial
é uma fonte permanente de erros e confusões sobre a complexa realidade do
mundo. Somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode
atingir o conhecimento verdadeiro, capaz de ser universalmente aceito. Para o
racionalismo, os princípios lógicos fundamentais seriam inatos na mente do
homem. Daí por que a razão deve ser considerada como a fonte básica do
conhecimento.
Empirismo: A palavra empirismo tem sua origem no grego empeiria, que significa experiência
sensorial. Defende que todas as nossas ideias são provenientes de nossas
percepções sensoriais (visão, audição, tato, paladar, olfato). Locke ressalta
que “nada vem à mente sem ter passado pelos sentidos”. A experiência, assim, seria
uma apreensão da realidade externa através dos sentidos que forma a base
necessária de todo conhecimento.
Criticismo Kantiano: O termo criticismo é
empregado para denominar a filosofia kantiana. Esta se propõe investigar as
categorias ou formas a priori (anterior à experiência) do entendimento.
Sua meta consiste em chegar a determinar o que o entendimento e a razão podem
conhecer, encontrando-se livres de toda experiência, bem como os limites
impostos a este conhecimento. O criticismo kantiano se instaura como a única
possibilidade de repensar as questões próprias à metafísica. O criticismo pode ser encarado como uma atitude que nega a verdade de
todo conhecimento que não tenha sido, previamente, submetido a uma crítica de
seus fundamentos. Neste sentido, ele se aproxima do ceticismo, por pretender
averiguar o substrato racional de todos os pressupostos da ação e do pensamento
humanos. O criticismo kantiano renasce em meados do século XIX, como reação ao
predomínio do movimento idealista, por um lado, e, por outro, como
contraposição ao positivismo nascente. Este movimento recebe a denominação de neocriticismo
ou neokantismo, espalhando-se por toda a Europa, de modo predominante na
França e Alemanha.
Boa Tarde, então Denise, RENÉ DESCARTES foi racionalista convicto, procurou combater os cépticos e reabilitar a razão. Os cépticos duvidavam ou negavam mesmo que a razão pudesse conduzir ao conhecimento. Descartes vai procurar demonstrar que a razão é a origem do conhecimento humano. O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.
ResponderExcluirdescartar, sem alusão a Descartes, o empirismo, significa desconhecer a história das mais importantes vitórias da humanidade recente no campo do ciência. Todo o valor a Descartes, de quem sou fã, mas Kant veio nos salvar. Testemos primeiro ou deduzamos primeiro, não é a questão.
ExcluirUm não dispensa o outro, independente da ordem.
algum me diz que filosofos para além de kant estão ligados ao criticismo? desde já obrigado
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ResponderExcluirPo man, boto pocandoooo \o/
Excluir3º linha, 38º coluna... kkkk
ResponderExcluiro criticismo é o saber so depois de passar pela experiencia?!
ResponderExcluirem vez de ajudar vc complicou.....
ResponderExcluiresta fera ai meu
ResponderExcluiralguém me diz outros filosofos ligados ao criticismo, para além de kant? desde já obg
ResponderExcluirAlém de Kant cito-lhes Descartes e Hegel.
ExcluirAlém de kant cito-lhes Descartes e Hegel.
ResponderExcluirObrigado pela pagina sugerida ajudou meu trbalho......
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